A 6ª edição do projeto Maneiras de Sever culmina no último fim-de-semana do mês de maio, nos dias 24, 25 e 26, apresentando à comunidade uma montra de património material e imaterial construída pela comunidade escolar que se inspira nos saberes dos muitos mestres de antanho do nosso concelho, recordando vivências, memórias e artes.
É um projeto de inovação social que pretende aliar o conhecimento das raízes do território ao incremento de uma sensação de pertença e glorificação dos antepassados. Conhecer o antes para entender o presente e assegurar o futuro.
Uma iniciativa promovida pela Fundação Mão Amiga, em estreita parceria com o Agrupamento de Escolas e o Município de Sever do Vouga.
A edição deste ano enquadra-se na temática “Minha Terra, Meu Mundo”, numa ode aos recursos endógenos, às memórias, à resenha histórica e aos saberes populares, priorizando a ancestralidade e aquilo que nos é característico.
Uma forma criativa de explorar e conhecer as origens, os antepassados e o próprio território, eternizando-o.
O Maneiras de Sever surge em 2013 no âmbito de uma parceria entre o Mestrado em Design da Universidade de Aveiro e a Fundação Mão Amiga.
À data, por Pedro Fragoso Lopes com o propósito de aumentar a probabilidade de fixação da população jovem no concelho de Sever do Vouga, por via do reconhecimento e do sentimento de pertença, estabelecendo relação com recursos artísticos para o efeito.
De sublinhar também, a inspiração no trabalho preconizado por Mário Silva, de natureza similar, com a tónica colocada na valorização do património histórico, sublinhando os artesãos enquanto mestres detentores do saber e contadores de histórias de um território.
Toda a comunidade escolar
Anos Envolvidos
Website disponível 24h/dia
Dias de Exposição