PARCEIROS
PATROCÍNIO
ACADEMIAS GULBENKIAN CONHECIMENTO
Programa desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, num movimento de promoção de competências para que as crianças e jovens de hoje sejam capazes de enfrentar um futuro em rápida mudança. Com este projeto, a Fundação pretende chegar a 10 mil jovens, nos próximos cinco anos, e dotar uma centena de organizações sem fins lucrativos de metodologias e estratégias que, comprovadamente, desenvolvam novas competências num universo de sub-25 anos.
APOIO
MUNICÍPIO DE SEVER DO VOUGA
Apoio infra-estrutural ao desenvolvimento do projeto, nomeadamente através da facilitação do acesso a valores patrimoniais tangíveis e cedência de espaços e estruturas físicas para a realização das atividades de demonstração à comunidade e na facilitação do acesso à comunidade.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SEVER DE VOUGA
Convictos de que as melhores respostas educativas – que aportam mais e melhores aprendizagens – são as que valorizam soluções didáticas e pedagógicas inovadoras e contextualizadas, o AESV abraçou mais este desafio lançado pela Fundação EDITE COSTA MATOS – MÃO AMIGA.
Participar neste projeto envolveu muitas mais vivências e aprendizagens do que se pode ver nos trabalhos finais! Permitiu uma interação real entre família e escola e escola e comunidade. Os alunos envolveram-se ativamente na recolha de materiais, utilizando as ferramentas tecnológicas que tiveram ao seu dispor, a maior parte das vezes com a ajuda dos familiares.
Vivenciaram tradições variadas, como o Cantar das janeiras e o Desfile de carnaval à moda antiga, numa envolvência estreita com os idosos de uma IPSS local, reforçando a valorização das relações entre gerações. Estabeleceram um contacto muito mais estreito com as atividades agrícolas dos tempos antigos em atividades como a colheita das espigas, as desfolhadas e o cozer da broa à moda antiga. Recolheram informações, junto dos familiares mais velhos, sobre a forma de fazer o vinho, desde a poda da videira até ao pisar das uvas no lagar e ao encher das pipas, bem como todo o processo de cultivo, preparação e tecelagem do linho. Outros criaram um jogo sobre a sua terra, assente nas pessoas e nos lugares, no desporto e na indústria, na cultura e na história de Sever do Vouga. Em dois grandes painéis pintados, puderam assinalar na paisagem os marcos mais significativos da região. Também recolheram e reinterpretaram lendas e histórias antigas, atribuindo-lhes novas formas, através do desenho, da pintura, da fotografia, do som e do vídeo.
Desta forma, os alunos do nosso Agrupamento de Escolas puderam conhecer um pouco melhor a sua terra, as suas gentes, os seus hábitos, fortalecendo as suas raízes e reforçando o sentimento de pertença a um território, aprendendo a valorizar a sua cultura. De uma forma informal, mas contextualizada e, por conseguinte, mais significativa, tornaram-se construtores do seu próprio saber!
ORGANIZAÇÃO
FUNDAÇÃO EDITE COSTA MATOS – MÃO AMIGA
A Fundação de Edite Costa Matos, Mão Amiga, nasceu em 2009, fruto do sonho dos seus Fundadores, Edite Silva e Costa Matos, seu marido e filhos. Tem como principais áreas de intervenção a Habitação Solidária V.I.D.A, a Infância e Juventude, onde se insere o Projeto Maneiras de Sever, e a Intervenção Psicossocial.
ENQUADRAMENTO
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
A Universidade de Aveiro e a Fundação Mão Amiga possuem uma parceria de cooperação devidamente formalizada. Data de 2012 foi assinado um protocolo entre ambas as entidades, no âmbito de um projeto de design para o concelho de Sever do Vouga, ao abrigo de um mestrado da autoria de Pedro Fragoso Lopes, de nome Maneiras de Sever.